Descubra os tipos e os mais variados usos para as máscaras de proteção

As máscaras são equipamentos de proteção individual que estão presentes em várias áreas de atuação, desde construções até a medicina, a máscara tem a função de proteger o rosto ou a boca do usuários, são muitos os tipos de máscaras e para cada tipo há uma usabilidade correta e própria, sabendo disso separamos os mais variados tipos de máscaras que podem ser classificadas como EPI’s e explicamos para que servem cada uma delas.

Tipos de máscaras

Máscara de proteção descartável

Esse tipo de máscara é voltada para a proteção do trabalhador, protegendo de odores fortes, gases que podem fazer mal e até mesmo vapores orgânicos. Esse modelo cobre a boca e o nariz do usuário, como são descartáveis devem ser jogados fora, sempre que estiverem usados ou danificados, como não possuem filtro seu uso fica restrito à gastronomia, saúde e estética.

Tipos de máscaras

Máscaras de proteção semi-facial

As máscaras semi-faciais são muito semelhantes às descartáveis, porém há duas diferenças importantes. Na máscara de proteção semi-facial, é preciso a utilização de um filtro, responsável por impedir que gases ou odores que possam fazer mal ao usuário passem pela máscara, a segunda diferença é que podem ser reutilizados. Vale lembrar que o uso de filtro deve ser feito de maneira correta, para cada tipo de serviço há um filtro próprio. Por isso essa máscara é muito utilizada em serviços como pintura, dedetização e soldagem.

Tipos de máscaras

Máscaras de proteção – tipo peça facial inteira

Esse tipo de máscara não faz somente a proteção da região respiratória do usuário, mas de toda a face. São recomendados para ambientes com alto índice de contaminantes. A máscara de proteção tipo peça facial, através dos filtros, consegue remover fumos, poeira, névoas, gases e vapores. Esse tipo de máscara é usada por bombeiros, em casos de trabalhos com radiação.

Tipos de máscaras