5 cuidados na hora da reforma
Reforma em casas, ou até mesmo em apartamentos, são algo que sempre vai existir, com certeza haverá algo para consertar. Mas quando as reformas são em alta escala, envolvendo a casa toda ou apenas um grande cômodo é ainda mais difícil. Separamos algumas dicas que você precisa saber antes de iniciar a sua reforma, com essas dicas fica mais fácil observar algumas coisas que se não tiverem a atenção necessária podem trazer muito problemas.
1 – Tome cuidado com a estrutura da casa
Não derrube estrutura nenhuma da casa, seja ela parede ou coluna, isso pode trazer sérios problemas para a construção, se não quiser abrir mão dessa mudança converse antes com um engenheiro e veja se é possível fazer a mudança e, se for o caso, mudar o apoio de lugar.
2 – Cuidado com o acréscimo de carga
Se você quiser fazer uma alteração muito grande, como colocar mais uma caixa d’água, ou uma churrasqueira na varanda, uma piscina ou algo assim, procure saber antes se a estrutura da base da casa vai aguentar o peso extra, converse com um engenheiro e veja com ele as possibilidades da mudança.
3 – Atenção à impermeabilização
Infiltrações sempre são um problema, podem comprometer a pintura da casa, a estrutura, isso sem falar das manchas que aparecem. O correto a fazer é aplicar um sistema de impermeabilização na base da casa onde há contato com o solo ou com a água : fundação, lajes, contrapisos dos banheiros.
4 – Escolha os materiais certos para aquela função
Usar o material errado em uma função que não é a dele pode causar problemas. Colocar um piso escorregadio no banheiro é um exemplo de uso equivocado de um material, ou usar uma madeira frágil para sustentar o telhado. Por isso siga o projeto, se não tiver um, procure, pesquise, converse com profissionais da área.
5 – Evite acidentes
As reformas escondem diversos perigos que podem causar muitos acidentes para os trabalhadores, principalmente os que usam andaimes ou trabalham em alturas. A falta do material de segurança também contribuí que algo de ruim aconteça. Procure sempre ter mais atenção nas equipes que utilizam equipamentos de segurança e especifique isso no contrato. Assim fica muito mais fácil realizar o serviço e se algo acontecer pode ser que o equipamento de segurança evite um acidente grave.