Todo tipo de trabalho exige o EPI certo – Saiba qual é o do soldador
O EPI é a sigla que se dá para Equipamento de proteção individual. Eles são utilizados para garantir a segurança dos trabalhadores em situações de risco físico ou psicológico. Geralmente são utilizados em indústrias, laboratórios, fábricas, construções, entre outros locais com risco iminente de acidentes durante a execução do trabalho.
O soldador é um caso específico de profissional que está exposto a grandes riscos pois faz cortes em objetos metálicos, soldas em aço inox e carbono além de estar em contato direto com substâncias como o “fumo de soldagem” que são partículas tóxicas, além de ter contato com radiação, superfícies aquecidas e outros perigos.
Para você que é profissional da área, existem alguns EPIs que são obrigatórios para você utilizar quando estiver no trabalho. Além de proteger, os equipamentos também facilitam o manejo das ferramentas e melhoram a visão e a precisão dos movimentos.
Confira os EPIs obrigatórios para o Soldador:
Máscara de proteção contra fumos
O processo de soldagem se dá através da junção de dois elementos e a liberação de gases durante essa atividade é muito comum.
Estes gases apresentam um nível alto de toxicidade que causam desde irritação nas vias nasais até o desenvolvimento de doenças mais graves.
A máscara de proteção contra fumos é indispensável por esse motivo, o profissional que realiza a solda precisa estar seguro desses gases que são liberados durante o processo.
Máscara de solda
A máscara de solda é o principal equipamento do soldador. Ela é responsável por proteger a face do profissional, principalmente durante os serviços onde há emissão
de radiação.
Essa máscara ajuda na visibilidade durante o processo e elimina o risco de alguma fagulha acertar os olhos do operador.
Usar a máscara de solda é obrigatório e se alguém estiver auxiliando e acompanhando o serviço, também precisa usar a máscara.
Aventais
Os aventais são responsáveis por proteger o peito e as pernas do profissional contra respingos ou fagulhas. Geralmente feitos de couro, eles vão até o meio da canela e devem ser usados com uma blusa de mangas compridas. Alguns aventais são completos e já possuem as mangas embutidas.
Luvas
As luvas também são um tipo de EPI indispensável para os soldadores pois protegem as mãos de queimaduras, cortes, e até mesmo do calor da solda. As luvas mais indicadas para os soldados são as de cano alto, pois sua extensão vai até a metade do antebraço.
Óculos de proteção e toucas
Os óculos precisam ser de plástico ou fibra e são utilizados até mesmo embaixo da máscara, sendo uma proteção extra ao rosto do profissional. As toucas servem para proteger partes expostas do soldados como o pescoço, as orelhas e a nuca.
Botas bico de aço
Este tipo de bota precisa ser utilizada pois o trabalhador está lidando com equipamentos pesados e por isso precisa de uma proteção extra nos pés também. As botas bico de aço ajudam a diminuir o risco de uma lesão.
Fones de ouvido
Os fones de ouvido, ou protetores auriculares, são utilizados em todo trabalho que emita um som igual ou superior a 80 decibéis. È essencial para evitar problemas sérias que envolvem surdez no futuro.
Além do equipamento de segurança, o soldador deve criar o hábito de utilizar estes equipamentos de proteção. Sua saúde está em jogo pela falta do EPI em sua rotina de trabalho. Não apenas a empresa deve ter esse tipo de equipamentos disponível e completo como o próprio trabalhador deve entender a importância do equipamento para evitar problemas sérios de saúde no futuro.
A Rodec Amado é especializada em fornecimento de EPIs de qualidade desde 1982. Confira todos os produtos em nosso site www.rodecamado.com.br.