Proteção Respiratória - Rio de Janeiro

A respiração é apenas mais um dos meios de ocorrer acidentes de trabalho.

O uso dos EPI’s em locais de trabalho precisa ser feito para evitar certos tipos de acidentes que podem ocorrer. A proteção respiratória é um desses meios de haver prevenção, visto que os perigos químicos podem atingir o indivíduo pelas vias nasais.

O uso de máscaras, filtros e respiradores nos ambientes de trabalho onde há a possível emissão de gases tóxicos é obrigatório para evitar problemas.

Se inaladas sem proteção essas substâncias são capazes de causar danos à saúde como queimaduras, irritações na pele e nas vias nasais, alterações nos sistemas e outros.

A contaminação por meio da respiração pode vir a ocorrer por vários fatores como agentes químicos, vapores, gases, aerossóis e fumos.

Para escolher o equipamento adequado que deve ser usado é necessário medir a concentração de resíduos no ar do local de trabalho.

A utilização adequada desses equipamentos protetores irá proporcionar aos colaboradores uma maior qualidade no ambiente de trabalho. É de obrigação da empresa conceder um espaço apto de trabalho aos colaboradores e consequentemente materiais que permitam um dia a dia seguro.

Utilizando os equipamentos de proteção respiratórios somados aos outros EPI’s necessários é possível prevenir que aconteçam acidentes.

Os tipos de proteção utilizados podem variar dependendo da atividade realizada e os riscos oferecidos por ela.

Existem vários tipos e tamanhos de equipamentos de proteção respiratória, cada um com suas determinações específicas para os tipos de ambiente em que o colaborador vai ser exposto. Conheça melhor os tipos de EPI’s para a respiração:

  • Respiradores semifaciais descartáveis;
    Utilizados para evitar inalação de partículas no ar, gases ou vapores. Devem ser descartados sempre que utilizados.
  • Respiradores semifaciais reutilizáveis (máscaras de respiração)
    Também utilizados para evitar a presença de quaisquer tipos de gases ou vapores do local. Deve-se trocar os filtros sempre que utilizados em excesso ou quando der para sentir algum tipo de gosto estranho por dentro da máscara.
  • Purificadores de ar motorizados ou não-motorizados
    Além de protegerem a respiração dos colaboradores, esses equipamentos protegem também os olhos. Podem ser utilizados com filtros para eliminar as toxinas presentes e são recomendados para locais com concentração maior de ar contaminado. Podem ou não ser usados com a presença de tubos de ar que permitem uma respiração totalmente limpa.
  • Filtros
    Servem para limpar o ar presente no local de trabalho e geralmente ficam fixados nas paredes para que realizem essa função de constantemente. Podem ser pequenos ou grandes como exaustores.

A utilização de aparelhos que evitem a contração de resíduos que façam mal no ambiente de trabalho é essencial para os colaboradores. É de obrigação da empresa conceder equipamentos individuais e um local apto para a realização dos trabalhos do dia a dia.

Caso deseje obter material de segurança de qualidade para sua empresa, conheça já a Rodec Amado. Entre já em nosso site e confira nosso catálogo.