Protetor auricular | Rio de Janeiro
Você sabe o que é um protetor auricular? Sabe como usar? Trazemos no post de hoje tudo o que você precisa para esclarecer suas dúvidas. A principal aplicação do protetor auricular é para a prevenção a acidentes ocupacionais.
É considerado um dos principais equipamentos de proteção individual (EPI’s) em determinadas atividades laborais. Mesmo que o funcionário considere um zelo excessivo ou desconfortável, é obrigatório portar esses itens na realização de seus afazeres. Ele visa impedir danos a saúde a curto, médio e longo prazo.
Proteção auditiva para evitar doenças ocupacionais
Na área profissional há alguns parâmetros obrigatórios para não oferecer risco a integridade física do funcionário. O barulho é uma das principais ameaças em determinados postos de serviço.
Deste modo, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) possui algumas medidas para minimizar esses riscos. Ao mesmo tempo, o colaborador possa dar continuidade as suas atividades em segurança. A magnitude do barulho é avaliada em Decibéis (dB) e os índices são referentes a cada local e função.
Quando um espaço de trabalho passa dos índices que a legislação trabalhista estabelece, o empregador deve repassar aos seus funcionários os aparatos de segurança apropriados para aqueles cargos.
Vale lembrar que esses aparelhos precisam exibir o Certificado de Aprovação.
Além disso, o funcionário deve ser treinado para utilizar corretamente o protetor auricular. A fim de assegurar o seu bem estar durante todo o seu período no serviço ou ao menos nos afazeres que demandam essa proteção.
Mas, esta é somente uma das regras exigidas para quem atua em um lugar com muitos ruídos. Esses trabalhadores também devem ser submetidos a exames freqüentes para acompanhar a saúde e verificar a eficiência de todas as medidas de segurança nos respectivos empreendimentos.
Se você necessitar de aparelhos de proteção auricular, acesse o site da Rodec Amado e verifique as opções disponíveis.