Cozinha industrial

cozinha industrial

Pessoas que atuam em cozinha industrial, muitas vezes, não sabem o risco que correm. Isto porque, nesses locais, as pessoas estão suscetíveis a possíveis acidentes de trabalho. Com isso estão mais expostas aos riscos do trabalho na cozinha industrial.

Os acidentes mais comuns são: tombos, cortes e queimaduras. Esses desastres ocorrem devido ao próprio ambiente. Profissionais que trabalham em cozinhas sempre utilizam objetos e algumas máquinas que podem cortar ou queimar.

Além disso, a todo o momento entram e saem pessoas, o que pode provocar os tombos e quedas, por conta da movimentação. Mas para que você fique atento e tenha mais informações sobre o assunto, criamos este post apontando os principais riscos do trabalho na cozinha industrial e como se prevenir.

1)Queimaduras: como evitar

Dentre todos os riscos do trabalho na cozinha industrial, com certeza as queimaduras são as mais frequentes. E elas podem ocorrer em vários níveis, desde queimaduras leves até as graves.

O acidente pode acontecer através do contato com comida muito quente, no uso de óleos para realizar frituras e até mesmo na aproximação de equipamentos para cozinhar que ficam no fogo durante muito tempo. Mas, quais as medidas para se prevenir? Quais os EPI (Equipamento de proteção individual) que são necessários utilizar?

Nesses casos o ideal, e recomendado pelos profissionais da área de segurança, são o uso de luvas e também de equipamentos apropriados para fritar, como as próprias fritadeiras. Fazendo uso dessas recomendações você pode se proteger contra os riscos do trabalho na cozinha industrial.

2) Cortes, machucados e lesões, veja como se prevenir

Nas cozinhas industriais, o índice de acidentes é bem alto, devido ao fato de sempre fazerem uso de objetos pontiagudos e até mesmo de equipamentos cortantes. Facas, processadores, garfos, lâminas, e outros equipamentos podem ser considerados riscos do trabalho na cozinha industrial.

E mesmo que você já esteja acostumado com esse tipo de aparelho, ainda existem chances de você sair machucado ou com cortes pela mão. Por isso, fazer uso do equipamento de segurança é importante, para que esses problemas não aconteçam.

Quando tiver que utilizar algum desses objetos mais afiados, é interessante que utilize luvas que sejam resistentes. Normalmente, as luvas de aços são as mais indicadas para esse tipo de trabalho. Utilize as luvas que, além de serem de aço, cubram o punho, pois você ficará bem mais protegido dessa maneira e não sofrerá com os riscos do trabalho na cozinha industrial.

Tombos e tropeções em uma cozinha industrial

Como já dissemos no início do texto, as quedas são bem frequentes e consideradas como riscos do trabalho na cozinha industrial, porém é possível evitar.

A melhor maneira de fazer isso é através de indicações no chão. Afinal de contas, as quedas acontecem devido ao piso molhado seja de água, gordura ou óleo.

Quando derramar algum desses produtos, o ideal é limpar de imediato. E lembre-se de utilizar as marcações para indicar que aquela região ainda está secando.

Também recomenda-se que os ambientes de cozinhas industriais sejam amplos e bem espaçosos, para facilitar a movimentação.

Outro ponto interessante é solicitar que as cozinhas sejam revestidas com pisos antiderrapantes, dessa forma há menos chances de acontecer um imprevisto e consequentemente o tombo ou o tropeção de algum profissional.

E mais, se houverem pisos irregulares ou degraus dentro da cozinha industrial, é importante deixar indicativos, para que os trabalhadores não se machuquem.

Recomendações finais sobre os riscos do trabalho na cozinha industrial

Para concluir, podemos dizer que não é apenas o uso dos equipamentos que farão você se proteger contra os acidentes de trabalho. É interessante que os funcionários leiam e utilizem os manuais e guias de segurança.

Lembre-se de obedecer as orientações dadas pelo técnico de segurança do local onde trabalha. Aproveite os treinamentos que esses profissionais oferecem, questione e se informe mais sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual.

Outra recomendação muito importante é verificar se os equipamentos que vem utilizando dentro da cozinha industrial estão devidamente revisados e se houve a manutenção deles, antes do uso.

Dessa maneira, você evita sofrer quaisquer riscos do trabalho na cozinha industrial. O fundamental nesse trabalho é manter sua saúde e o bom desempenho dentro do ambiente da cozinha industrial.


Fechar