Eletrodos

eletrodos

Os Eletrodos são materiais popularmente conhecidos por pólos condutores e seu objetivo é realizar uma conexão entre metais e suas ligas, principal, transferindo assim os elétrons de um meio para outro. Os principais fatores a serem considerados na escolha de um eletrodo, são o tipo de metal base a ser soldado, tipo de emenda e a posição da soldagem.

A aplicação desse material é feita em diversos mercados, como metalúrgicos, fundições, estaleiros, indústrias químicas, construção civil, empresas de manutenção e serralherias e pode ser utilizado em diversos tipos de materiais, como por exemplo: alumínio, aço inox, ferro, ferro fundido, latão, bronze, prata e níquel.

Pode ser dividido em dois tipos de eletrodos, os com e sem revestimento, e essa distinção gera influência no resultado final da soldagem, porém, os eletrodos que não possuem revestimento tem certas limitações de uso por conta de seu formato e instabilidade do arco. Porém, os que possuem revestimento geram uma maior proteção, controle de integridade e adiciona elementos benéficos ao metal soldado.

Os materiais utilizados para fazer os eletrodos possuem certas diferenças em questões técnicas. Veja a seguir alguns dos modelos mais vendidos na Rodec Amado e compare-os de acordo com a sua necessidade:

Eletrodos de Inox

Excelente resistência à altas temperaturas e corrosão, baixo teor de carbono, resistente ao desgaste por fricção ou compressão. São indicados para soldagem de união ou revestimento de aço inoxidável.

Eletrodos de Alumínio

Indicado para aplicações em soldagens de perfis laminados e uniões à peças de alumínio fundido, reparo de blocos de motor, cilindros, ventiladores, encaixes, perfis laminados, chapas de base e telas.

Eletrodos de Bronze

Recomendado para a soldagem e revestimento de aços, aço fundido e cobre. Sua aplicação geralmente é feita para revestimento de válvulas, cursores, aparelhos na indústria química, estaleiros, assento de válvulas, bombas, gavetas, turbinas, matrizes e união de cobre com aço.

Existem ainda outros modelos disponíveis, cada um com um tipo de funcionalidade e uso específico. Para saber qual é mais recomendado para o material que se deseja soldar é preciso de um aconselhamento profissional. Confira já em nosso site os modelos de eletrodos disponíveis para a soldagem dos seus materiais.


Fechar