Bota de Segurança: EPI essencial para o seu negócio
EPI é a sigla utilizada para definir Equipamentos de Proteção Individual, que são exigidos por lei, que consistem em todo dispositivo ou produto de utilização pessoal do trabalhador. Seu uso é destinado a preservá-lo de possíveis riscos à sua segurança ou saúde no trabalho. Para a proteção dos pés, é ideal investir em bota de segurança.
A NR-6 diz respeito ao propósito desses equipamentos e as responsabilidades atribuídas a quem os opera. Essas obrigações exigidas pela norma reguladora são:
• Utilizar os equipamentos apenas para sua finalidade;
• Promover a sua conservação;
• Comunicar ao empregador sobre qualquer estrago ou defeito;
• Cumprir as determinações dadas sobre o seu uso correto.
Dentre esses instrumentos tem-se a bota de segurança, que se não acompanhada de um treinamento adequado e fiscalização recorrente, pode acabar sendo mal-utilizada. É comum ver em empresas que exigem seu uso, funcionários que a calçam em momentos impróprios, atividade que segundo o item 6.7 da NR-6 é considerada um ato que pode ocasionar em punição.
Sua importância se dá por ajudar a evitar diversos acidentes que podem ocorrer na área de trabalho. Confira alguns problemas que podem ser prevenidos com a utilização correta da bota de segurança:
Queda de materiais
O material utilizado para fazer essas botas serve para reforçar a proteção da pessoa, ou seja, em casos de instrumentos pesados que podem vir a machucar, quebrar ou até esmagar os pés, há um alívio ou redução total do acidente.
Queimaduras e descargas elétricas
Existem algumas atividades que exigem manuseio de produtos químicos corrosivos, ou manejo de fiações de alta tensão. O uso da bota junto à roupas e acessórios adequados é de extrema importância para evitar queimaduras, choques ou acidentes piores.
Colisões
Pisos molhados são um risco em qualquer local, mas para evitá-los no ambiente de trabalho que pode estar cercado de outros fatores ainda mais perigosos, a bota de segurança com solado antiderrapante é essencial.
Objetos cortantes
A possibilidade de materiais cortantes que podem estar espalhados nesses locais de trabalho são inúmeros, desde pregos, vidros, arames e metais, até as máquinas próprias para corte ou moldagem de peças. A bota de segurança possui material robusto para evitar uma possível perfuração.
Há um determinado calçado estritamente desenvolvido para cada tipo de atividade, levando em conta os riscos que estão expostos e o ambiente em que esse equipamento será utilizado. Confira no site da Rodec Amado os calçados de segurança disponíveis para o seu negócio.