escada segurança

Evite acidentes na utilização de uma escada

As escadas são objetos de grande utilidade no dia a dia. Parecem inofensivas, mas no menor descuidado podem causar acidentes graves. Quem utiliza a escada para trabalhar precisa redobrar o cuidado. Algumas medidas de segurança são necessárias na hora da utilização das escadas para diminuir os perigos de acidentes.

É necessária uma manutenção preventiva nas escadas para identificar problemas como enferrujamento, partes trincadas, empeno ou peças quebradas. Um local adequado também deve ser fornecido para seu abrigo – isso pode evitar desgastes da peça em relação ao sol e umidade.

As escadas também são contraindicadas para pessoas que possuem os seguintes distúrbios: tonturas, vertigens, labirintite e outros problemas similares.

A NR-35 regulamenta as normas para trabalhos em altura, proporcionando processo mais seguros e realizando a capacitação de trabalhadores que executam atividades que necessitam de escadas, por exemplo, além de outras mais.

A NR-18 também discorre sobre o tema, falando sobre estabilidade do piso, altura máxima, sapatas para não escorregar, materiais ideais e procedimentos como situações em que é proibido a utilização de escadas de mãos.

Confira dicas de segurança antes de usar uma escada

Utilize a escada apropriada para seu trabalho
Confira de acordo com o material se a escada é firme e segura. Nunca suba na escada se ela estiver bamba ou se ela for curta ou alta demais. Ela deve ter o tamanho ou ser ajustada adequadamente para a altura que você precisa.

Se você trabalha com circuitos elétricos, nunca trabalhe com uma escada de metal porque ela vai conduzir a energia e causar choque.

Fique atento ao peso na escada
Nunca deixe duas pessoas subirem na escada ao mesmo tempo, pois ela pode partir. O peso em excesso é um dos fatores que mais causam acidentes.

Preste atenção no posicionamento
A indicação é manter 1/4 do comprimento da escada afastado do rodapé da parede. Além disso, fixe de alguma forma a base ou peça para alguém servir de apoio.

Planeje a sua tarefa
Não atropele etapas importantes. Pergunte-se se a escada é necessária, se pode ser substituída por outro equipamento – um andaime, por exemplo – Existe alguma solução melhor ou mais segura? O local que eu vou posicionar a escada é seguro? Vai ter algum impedimento ou obstáculo?

São muitos perguntas que você deve prever antes de começar o seu serviço.

Toda atenção é pouca
Não se distraia nem por um momento. A falta de atenção momentânea pode ser fatal. Um pequeno deslize pode causar um acidente perigoso.

Não comece antes de conferir esses itens
Certifique-se que a escada ficará em um piso firme, plano e estável. Deixe as mãos livres na hora de subir, evite carregar objetos. Utilize um cinto de segurança para aumentar a sua proteção.