Tipos de EPI´s mais comuns

A sigla EPI diz respeito a todo Equipamento de Proteção Individual que é utilizado em diversos âmbitos pelos trabalhadores com a função de amenizar e proteger o indivíduo de situações de perigo. O uso desses objetos só se torna obrigatório quando não há possibilidade de eliminar previamente os riscos do ambiente onde a atividade será realizada. É importante conhecer os tipos de EPI´s para seguir as leis do Ministério do Trabalho.

Há uma grande importância quanto à conscientização acerca do uso desses equipamentos para evitar acidentes de trabalho, porém, nem sempre os colaboradores da empresa reforçam a sua necessidade. Para tornar esses objetos eficazes é necessário saber suas principais utilizações.

Conheça abaixo os tipos de EPI’s e suas funções:

1) Tipos de EPI’s para a cabeça

Servem para a proteção da cabeça contra possíveis quedas, impactos, choques e qualquer tipo de lesão que venha a acontecer. Esses equipamentos não devem ser usados sozinhos. Os capacetes podem ser em 3 tipos, e a escolha de qual será utilizado varia de acordo com a atividade que será exercida.

a) Capacete de Aba Frontal:
Geralmente é utilizado para trabalhos que envolvem altura como as áreas de construção civil, alpinismo, resgate ou ambientes florestais.

b) Capacete de Aba Total:
Utilizados para proteger a cabeça do trabalhador contra impactos causados em quedas ou projeção de objetos. Também previne queimaduras, choques e protege dos raios solares;

c) Capacete de aba frontal e viseira:
Usado para proteger tanto a cabeça como o rosto dos empregados expostos à projeções de partículas. Esse tipo de capacete geralmente é utilizado na construção civil.

Acesse aqui e conheça mais modelos e informações.

2) Tipos de EPI’s para as mãos

luvas epis

Certos trabalhos dependem de execução manual de uma determinada função, para isso é necessário que as mãos estejam bem protegidas a fim de mantê-las protegidas de riscos como corte, perfuração, choque, produtos tóxicos, bactérias, fungos, entre outros. Existem 2 tipos de luvas usadas no mercado são elas:

a) Luvas Descartáveis
Como explícito em seu nome, essas luvas são destinadas à serem usadas apenas uma vez em situações que exigem proteção biológica. São bastante usadas por médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, e outros profissionais que manipulam materiais biológicos.

b) Luvas Reutilizáveis
Já esses modelos de luvas podem ser usados mais de uma vez sem oferecer riscos à segurança da pessoa. Geralmente são utilizadas para proteção química, térmica e mecânica das mãos, essas luvas são usadas em indústrias, laboratórios, construção civil e diversos outros âmbitos.

Acesse aqui e conheça mais modelos e informações.

3) Tipos de EPI’s para olhos e face

óculos epis

Proteger os olhos e o rosto é de grande importância para evitar riscos criados a partir da função realizada. Luzes muito fortes, temperaturas elevadas, projeção de partículas ou impactos mecânicos são algumas das adversidades que podem vir a atingir essas partes tão sensíveis do corpo. O uso de óculos e máscaras é essencial para evitar que essas influências atinjam essas áreas do corpo.

Acesse aqui e conheça mais modelos e informações.

4) Tipos de EPI’s para respiração

filtro epis

As vias aéreas podem sofrer grande influência por conta de pequenas partículas geradas em certos trabalhos, logo protegê-las contra poeiras, gases, materiais biológicos, químicos e certos vapores é essencial para evitar problemas respiratórios ou ainda, a aquisição de doenças. Recomenda-se a utilização de respiradores purificadores de ar, máscaras autônomas e purificador de ar semifacial ou facial inteira.

Acesse aqui e conheça mais modelos e informações.

5) Tipos de EPI’s auditiva

protetor auditivo

Certos tipos de trabalho exigem uma proteção especial para os ouvidos por conta de ruídos excessivamente altos que são criados, e uma exposição duradoura a eles pode trazer problemas sérios de audição. Trabalhadores que lidam com máquinas industriais, tratores, escavadeiras, britadeiras e outras necessitam de uma proteção. Entre os modelos de EPI para ouvidos os mais usados são o tipo concha e o de inserção (plug).

Acesse aqui e conheça mais modelos e informações.

6) Tipos de EPI’s para o corpo

avental epi´s

A utilização de roupas de proteção varia de acordo com o tipo de risco o qual o trabalhador está sendo exposto já que os riscos corridos podem ser variados. Desde as roupas anti chamas utilizadas por bombeiros até as roupas de proteção contra choques usadas por eletricistas, o uso desses uniformes, capas e coletes é extremamente necessário para garantir a segurança dos colaboradores.

Acesse aqui e conheça mais modelos e informações.

O fornecimento de proteção adequada para os trabalhadores de uma empresa e suas orientações de uso são de responsabilidade do contratante. Comprometer-se com a segurança dos funcionários é uma obrigação legal da empresa que garante a valorização da saúde e vida de seus colaboradores.

Agora que você conhece os tipos de EPI’s que existem, saiba quais adquirir para a segurança de seus funcionários. A Rodec Amado comercializa os melhores produtos do mercado a fim de sempre garantir a segurança dos colaboradores. Entre já em nosso site e confira nosso catálogo!


Fechar