Disco de corte
O Disco de Corte é uma ferramenta construída a partir de grãos abrasivos, resinas e telas de fibra de vidro em conjunto, o que os tornam reforçados e seguros.
São utilizados para cortar certos materiais como metais, aço, aço inoxidável, materiais de fundição, pedras, alumínio e outros metais não ferrosos com segurança e eficiência.
Existem hoje vários tipos e tamanhos de materiais abrasivos, cada um com suas especificações e recomendações de uso.
Conheça a seguir alguns dos modelos de discos de corte:
1) Diamantado
São equipamentos abrasivos recomendado para cortes com alta precisão e resistência, podendo se dividir. Entre suas vantagens estão seu rendimento, acabamento do corte, velocidade e segurança. Pode se dividir entre os modelos contínuos e segmentados, onde cada um possui uma especificidade. Veja a seguir diferença entre seus modelos:
2) Contínuo
Sua superfície é plana, contínua e sem cisões, reduzindo a chance de lascamento da superfície do material que será cortado. É recomendado para cortes em ardósia, azulejos, além de pisos cerâmicos.
Segmentado
Diferente do outro modelo, sua superfície possui “dentes” separados por cisões e é ideal para cortar alvenaria e pedras como granito e mármore já que realizam cortes com pouco atrito.
Turbo
Utilizados para cortes em rebocos, refratários, concretos, tijolos, basalto e outros materiais que não exigem um acabamento liso, mas que também não podem apresentar lascas ou cantos. Entre suas vantagens estão sua velocidade, acabamento e a estabilidade. Existe também a possibilidade desse tipo de disco ser diamantado, esse modelo é muito recomendado para cortes em porcelanato.
Desbaste
Servem para retirar o excesso de material a fim de realizar um acabamento mais profissional, limpeza da superfície, remoção de defeitos superficiais, possíveis imperfeições de peças fundidas e ainda ajuda a preparar a peça para pintura ou revestimento, dando um melhor aspecto no produto final.
Antes de decidir o modelo de disco de corte que será utilizado é preciso atentar-se ao material que será cortado, para que o trabalho seja feito com eficiência e qualidade. Esse trabalho só deve ser feito por profissionais qualificados e sempre sob a utilização de materiais de segurança, tomando sempre os cuidados adequados para evitar possíveis acidentes.