Como manter os equipamentos de proteção individuais sempre impecáveis?

Como manter os equipamentos de proteção individuais sempre impecáveis?

Lavar os equipamentos de proteção individual, sim ou não?

Alguns EPI’s não só podem como devem ser lavados todos os dias, tudo depende do tipo do equipamento de proteção individual utilizado e do local onde se labora.

Digamos que o local de trabalho é cheio de ruídos acima do limite permitido e que também possui uma grande quantidade de poeira, um exemplo seria uma obra, provavelmente este trabalhador necessitará de diversos EPI’s, inclusive o protetor auditivo e o respirador.

Se forem EPI`s descartáveis ao final do dia o empregado fará o descarte correto e no dia seguinte utilizará um novo, mas no caso de ser um EPI permanente é necessário que o trabalhador o lave com água e sabão neutro.

Como manter os equipamentos de proteção individuais sempre impecáveis?

Os EPI`s – equipamentos de proteção individual são destinados a proteger os trabalhadores dos perigos ocupacionais, garantem segurança e mais tranquilidade no dia a dia.

Os equipamentos de proteção individual são de uso obrigatório e devem estar em perfeitas condições e principalmente com a Certificação de Aprovação (CA) que é exigida no Brasil. O fornecimento e o treinamento dos equipamentos de proteção individual devem ser feitos de forma gratuita pelo empregador. Mais cabe ao empregado zelar pela conservação do seu material.

O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR-6. Como qualquer equipamento, os EPI´s exigem manutenção e é nesse momento que surgem as dúvidas: qual a forma correta de higienizar o protetor auricular (auditivo) Como devem ser conservados os calçados de segurança?

Quando devo descartar as luvas? Quais produtos devo utilizar para a higienização?

Pensando nisso, elaboramos uma sequência de dicas de como manter sempre impecável os seus equipamentos de proteção individual.

Como manter os equipamentos de proteção individuais sempre impecáveis?

Quais as principais dicas para aumentar a vida útil de seus equipamentos de proteção individuais?

Separamos algumas dicas que podem ser utilizadas com os mais diferentes materiais e que ajudam a prolongar a vida útil de seus equipamentos de proteção individuais.

  • Os EPI`s devem ser utilizados apenas para a finalidade a que se destinam;
  • Não utilize produtos abrasivos e corrosivos na limpeza de seu material;
  • Sempre seque seu equipamento na sombra, pois o calor do sol pode danificar o material, como por exemplo, causar rachaduras;
  • Os equipamentos de proteção individuais só devem ser guardados após estar totalmente seco, a umidade pode desencadear danos ao equipamento ou até a proliferação de fungos e bactérias;
  • Guarde o equipamento isoladamente de maneira que nada o danifique.
    Os Capacetes devem ser limpos com pano úmido.
  • Os Óculos devem ser lavados ao final da jornada com as mãos, não utilize esponjas para que não risquem ou trinquem. Seque com papel toalha ou toalha macia.
  • Passe pano úmido ao final do dia no respirador seque com papel toalha ou toalha macia e troque os filtros quando necessário;
  • Deixe os calçados descansarem na sombra. Lave-os com sabão neutro a cada quinze dias e seque-os a sombra. Não os utilize se estiverem rasgados, furados ou danificados. Se o calçado utilizado for bota não utilize sem meia e se possível tenha o costume de colocar talco antisséptico antes de calça-las.
  • As Luvas e perneiras também devem ser lavadas ao final de cada dia de trabalho;
  • Os Protetores auditivos merecem uma atenção especial, pois eles ficam em contato com as secreções dos ouvidos. Devem ser lavados e secados naturalmente, na sombra. Não corte os fios do protetor. Faça uma marcação para utilizar sempre no mesmo ouvido. A falta de limpeza e manutenção pode ocasionar seríssimas infecções auriculares.

Equipamento de proteção individual é o mesmo que o uniforme?

Uniformes nem sempre são considerados equipamentos de proteção individuais, depende de cada função, mas além deles são utilizados aventais, roupas térmicas, não importa, tudo que mantem contato com o corpo deve ser limpo diariamente.
Existem empresas especializadas na manutenção e limpeza dos equipamentos de proteção individual, procure o setor responsável da sua firma para que juntos vocês possam concluir caso seja vantajoso ter uma empresa que realize este trabalho.

Em caso de dúvida sobre a manutenção ou limpeza do seu equipamento de proteção individual, procure o Técnico de Segurança da sua empresa ou responsável pela entrega dos EPI’s.

Por mais que se conserve e faça a manutenção correta do equipamento com o tempo ele irá se deteriorar então não deixe de substituir imediatamente o equipamento de proteção individual, quando danificado ou extraviado, lembre-se eles fazem parte da sua segurança.


Fechar