higienizar os produtos de EPI

Entenda a importância de higienizar os produtos de EPI

O Equipamento de Proteção Individual – EPI é um produto de uso individual e deve ser usado pelo trabalhador, este equipamento tem como principal função proteger dos riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho. O uso do EPI é obrigatório a todos os trabalhadores estejam expostos aos riscos ocupacionais.

Fica sob responsabilidade do empregador fornecer o equipamento de proteção individual em perfeito estado de conservação e o treinamento de utilização do EPI, de forma totalmente gratuita para o trabalhador. No entanto, o trabalhador deve zelar pela sua qualidade, fazer seu correto uso e não trabalhar sem utilizá-los.

Para que o EPI tenha mais durabilidade é preciso higienizar os produtos de EPI corretamente. No geral, o equipamento de proteção individual consiste em usar: Luvas para proteção das mãos, capacete de segurança, protetor auricular, calçado de segurança (sapatos, botas, botinas), entre outros. Em boa conservação garante mais proteção à vida do trabalhador. Vamos te ensinar neste texto a melhor forma para manter o seu EPI mais conservado.

Como higienizar os produtos de EPI – Equipamento de Proteção Individual

Por não saber como higienizar corretamente, algumas pessoas acabam danificando estes produtos. E por isso, é necessário tomar alguns cuidados com ele. Alguns equipamentos podem ser lavados todos os dias, porém isso vai depender do tipo de atividade que o trabalhador executa.

Alguns trabalhos, de acordo com a execução do trabalhador, pode causar muita sujeira ao EPI, e para que possa ser utilizado novamente é preciso limpar as peças. Um dos equipamentos que podem apresentar sujeira é o protetor auditivo.

Se for um EPI descartável, a única coisa a ser feita é descartá-lo no local correto, porém se seu uso for permanente, o recomendado é lavar com sabão neutro e água corrente. Depois, deixe-o secar até o dia seguinte.

Dicas para a conservação e higienização dos EPI’s

Para lavar o equipamento de proteção individual, apenas utilize sabão neutro, no entanto é preciso saber que nem todos os EPI´s podem ser lavados, alguns devem ser descartados. Em alguns casos, procure utilizar produtos específicos para fazer a higienização e não danificar.

Capacete: Com um pano úmido limpe o seu capacete, ao final do dia, desta forma é possível remover todo o excesso de sujeira. Se este equipamento estiver trincado ou sem alguma peça não o utilize novamente, solicite um novo.

Óculos: Ao final de seu expediente é normal que este equipamento esteja bastante sujo, por isso, para retirar todo o pó, você pode lavá-lo com sabão neutro ou detergente. Não use esponja, apenas suas mãos. Seque com papel toalha ou toalha macia. Porém, se na movimentação de sua tarefa houve algum tipo de danificação na peça, não corra risco, descarte e solicite outro.

Respirador: Utilize um pano úmido ao final do dia e seque com papel toalha ou toalha macia, troque os filtros sempre que for necessário.

Calçado: Coloque em um local em que seu calçado possa receber ar e descansar no período que não estiver trabalhando. Se possível lave uma vez a cada quinze dias. Não utilize se estiver rasgado, furado ou danificado. Não utilize fora do expediente, este calçado é para a sua proteção apenas no local de trabalho.

Luva, mangote e perneira: Sempre lave ao final do dia com sabão neutro e deixe secar na sombra. Caso esteja rasgado descarte. Nunca utilize para outros fins fora do trabalho.

Protetor auditivo: Retire e higienize com água ao final do dia para remover sujeiras e secreção do ouvido. Deixe secar naturalmente, na sombra. Não corte os fios deste equipamento, ao fazer isso você danifica e coloca sua saúde em risco. Dê um nó ao lado de um deles e sempre utilize aquele lado no mesmo ouvido. A limpeza e modo de uso correto desta peça é muito importante para que o trabalhador não tenha uma infecção no ouvido.

Agora você já sabe como higienizar os produtos de EPI. Não deixe os equipamentos sem conservação para que aumente a sua durabilidade e segurança. Quanto mais bem cuidado o EPI, mais tempo de utilização ele terá e mais economia você terá para sua empresa, além de ter segurança assegurada para seus colaboradores.