Conheça os modelos de capacetes de segurança mais comuns
Quando o assunto é a proteção dos operários e funcionários, seja de uma construção, seja de uma fábrica, todo cuidado é pouco. Os EPIs são de extrema importância pois garantem a proteção dos trabalhadores e minimizam o risco de morte em acidentes mais graves.
Há diversos tipos de EPIs e para cada função os equipamentos podem variar. Mas em quase todas as áreas há um equipamento em comum: o capacete de segurança. O capacete de segurança está entre uma das mais importantes peças do EPI e não pode ser substituído ou descartado, precisa fazer parte de forma constante durante a jornada de trabalho.
Os capacetes de proteção podem ser divididos por tipos e classes, como:
Classe A: uso geral, proteção contra impactos. É considerado bom, contudo é limitado à proteção contra tensão elétrica, utilizado principalmente em, construção civil, mineração, madeireiras, construção e fabricação.
Classe B: Caso os funcionários estejam engajados em trabalhos com circuitos elétricos, os capacetes protegem contra queda de objetos e contra choques de alta tensão.
A NR-6, que é a norma reguladora de EPIs, divide os capacetes de segurança em três tipos, conforme os riscos:
1) Capacetes de segurança para proteção contra impactos de objetos contra a cabeça;
2) Capacetes de segurança contra choques elétricos;
3) Capacetes de segurança contra riscos provenientes de calor, em trabalhos como combate à incêndios.
Alguns tipos de acordo com o formato:
– Capacete tipo aba frontal
Oferece defesa para os olhos e rosto. É comumente utilizado na construção civil.
– Capacete tipo aba total
Oferece maior proteção, protegendo contra líquidos, sol, contato com energia elétrica. Indicado para trabalhadores externos.
– Capacete sem aba
Oferece proteção contra impactos na cabeça. Tem um formato compacto e é utilizado em várias empresas.
Cores para a segurança
A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, padronizou as cores dos capacetes de segurança. Porém, como não existe um documento oficial, esse é apenas um caminho para as empresas indicarem a função de cada cor.
Amarelo: Proporciona maior visibilidade;
Cinza: Engenheiros e Arquitetos;
Branco: Mestre de obras e encarregados;
Azul: Pedreiro;
Verde: Servente e operários;
Vermelho: Carpinteiro;
Laranja: Eletricista;
Preto: Técnico em segurança do trabalho;
Marrom: Visitantes.
Os capacetes são peças importantes para garantir que o trabalho seja bem feito, assim a tarefa pode ser cumprida com total conforto, dando mais liberdade ao operário para trabalhar sem medo.
Confira os capacetes disponíveis na Rodec Amado na categoria proteção para a cabeça, que engloba também outros acessórios de segurança.