Dicas para Segurança do trabalhador
As NR são normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A norma que define os procedimentos de segurança para trabalhadores de condomínios é a NR 9, que obriga a realização do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que identificará ambientes, atividades e processos que possam gerar acidentes.
Além disso, os equipamentos de proteção individuais devem estar disponíveis e aptos para o trabalho, ou seja, higienizados e em perfeitas condições.
Confira alguns procedimentos para trabalhos específicos em condomínios
• TRABALHO EM ÁREA DE COBERTURAS
Um dos problemas mais recorrentes são atividades feitas em coberturas. Elas exigem a utilização de cintos de segurança e capacete, atrelado a um cabo e sistema de argolas. Além disso, o funcionário deve fazer exames de audiometria – prevendo-se riscos de vertigem.
• TRABALHO EM FACHADAS
Além dos itens acima, o funcionário deve ser treinado sobre como utilizar os equipamentos de segurança, como a cadeira. Além de fazer também um curso em relativo à NR 35.
• TRABALHO COM AGENTES QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
O funcionário pode ter contato com produtos químicos e venenos, além de lixo orgânico, ruído forte, luminosidade excessiva e calor. Os EPIs mais indicados são protetores auriculares, luvas,calçados de segurança, aventais protetores.
Normas em relação ao espaço para refeições
Condomínio com mais 300 funcionários – Precisa ter refeitório padronizado.
Condomínio com mais de 30 e menos de 300 funcionários – Não é exigido refeitório no local, porém o local deve fornecer pelo menos um local adequado para a alimentação dos colaboradores, piso lavável, mesas e assentos, lavatórios e pias, água potável e algum equipamento para aquecer as refeições.
Condomínio com menos de 30 funcionários – os requisitos mínimos são: limpeza, arejamento, água potável e iluminação.
Vestiário no local
Se o condomínio obriga a utilização de uniforme pelo funcionário, ela deve ceder um espaço para o funcionamento de um vestiário com armários individuais, com separação entre os sexos.
É importante cumprir as exigências legais pois o síndico pode responder civil e criminalmente se acontecer algum acidente ou doença ocasionada pelo trabalho nos condomínios.