perda auditiva

Saiba quais os cuidados necessários para evitar a perda auditiva no local de trabalho

A perda auditiva relacionada ao trabalho é ocasionada pela exposição contínua a ruídos e barulhos intensos em ambientes laborais. A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), está relacionada a outros fatores, como por exemplo, a vibração, o calor, e a exposição à substâncias químicas.

O termo ruído é utilizado para classificar sons indesejáveis ou desagradáveis. Quando este ruído é intenso e a exposição a ele é continuada, em média 85 decibéis (dB) por oito horas por dia, ocorrem alterações estruturais na orelha interna, e isso determina a ocorrência da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).

Desta forma, a PAIR é classificada como a responsável da perda da audição ocasionada quando o trabalhador fica por muito tempo exposto a ruídos intensos no ambiente de trabalho. A doença afeta muitos trabalhadores, geralmente, quando detectada se torna irreversível. Por não existir um tratamento para corrigir o problema, a prevenção é muito importante e se torna o método mais eficaz para evitar a perda auditiva.

Como identificar a perda auditiva

Para identificar uma perda auditiva é importante prestar atenção nos primeiros sintomas para tratá-la o mais rápido possível. Conheça alguns sintomas:
– Dificuldade de compreensão da fala de terceiros;
– Zumbido no ouvido;
– Falta de tolerância a sons intensos;
– Problemas como dor de cabeça tontura, irritabilidade, entre outros.

A perda auditiva afeta todo o corpo, não só o ouvido. Profissionais que exercem atividades nos ramos de siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, construção civil, agricultura, transportes, telesserviços devem ter especial cuidado na segurança durante o trabalho. Isso porque estes ambientes colocam os trabalhadores em maior contato com o ruído e isso ao longo do tempo, faz com que muitos apresentem sinais de perda auditiva.

Como evitar a perda auditiva

Quem fica por um tempo prolongado nestes ambientes deve usar equipamentos que promovam a proteção do ouvido, como o EPI – Equipamento de proteção individual. Para cuidar da saúde dos trabalhadores e evitar este problema as empresas devem investir em uma prevenção eficiente.

Conheça aqui alguns aparelhos de proteção auditiva que proporcionam conforto, proteção e facilidade de uso no dia-a-dia de trabalho. São produtos que oferecem melhor desempenho, protegendo a saúde do profissional enquanto exerce suas funções. Verifique a especificação necessária para os seus colaboradores.

Para diagnosticar o problema é necessário realizar exames específicos audiológicos, desta forma também pode-se prevenir o surgimento ou o agravamento de outras doenças. Um especialista irá pesquisar e fornecer mais informações sobre o histórico de saúde do trabalhador, assim como, identificar a relação da exposição a ruídos ou outros fatores.

Após os exames, o médico apresentará o diagnóstico e o tratamento adequado. Nos casos de um diagnóstico precoce da doença, o paciente será submetido a um tratamento terapêutico para evitar o agravamento dos sintomas.


Fechar