DICAS E CUIDADOS

Realizar um obra às vezes é necessário, um retoque aqui ou ali às vezes precisa ser feito em casa. Mas quando a reforma precisa ser muito grande e as crianças fazem parte do cenário as coisas precisam ser pensadas de maneira mais cuidadosa.

Reformas sempre envolvem elementos pesados, pontiagudos, ferramentas que podem cortar e machucar seriamente uma criança. É de extrema necessidade que medidas de segurança sejam tomadas para que os pequenos não se machuquem e para que a reforma possa ser feita de maneira organizada e segura.

Pensando nisso preparamos 5 dicas para você que vai começar uma reforma e precisa tomar conta da segurança das crianças. Seguindo essas dicas você terá uma reforma mais tranquila e vai deixar as crianças em segurança.

1 – Comece pelo lado de fora – Se a reforma envolver todo o terreno da construção comece pelo lado de fora. Assim você consegue manter as crianças perto de você do lado de dentro de casa. Prepare um espaço para que elas possam brincar e se distrair. Quando a área externa estiver pronta e livre de elementos que possam causar acidentes deixe as crianças brincarem do lado de fora enquanto a reforma acontece no interior da casa.

2 – Compre brinquedos de ferramentas – Se você tiver uma criança muito pequena em casa, as ferramentas que os profissionais irão usar será uma novidade, a curiosidade pode causar um acidente grave, por isso compre ferramentas de brinquedo para que ele possa se sentir parte da reforma, assim o risco de que as crianças mexam nas ferramentas é menor.

3 – Aproveite a oportunidade e ensine – Mostrar as crianças que mexer a onde não deve ou desobedecer pode trazer malefícios para ela é uma parte importante da educação da criança. Aproveite a oportunidade da reforma e use a obra como forma de ensino. Oriente a criança a não ir ao canteiro porque pode ser perigoso. Isso dará a ela senso de cuidado e noção de perigo.

4 – Explique o que está acontecendo – Diferente do que muitas pessoas pensam as crianças podem perceber que algo está diferente no ambiente que vivem. Por isso inclua a criança na realidade da reforma. Explique a ela o que está acontecendo e que mudanças vão acontecer, assim ela aprende que faz parte da família.

5 – Ouça – Muitas das vezes, com a correria que uma reforma pode trazer, deixamos de dar a atenção que as crianças merecem. Por isso ouça as sugestões que elas tem, mesmo que sejam das mais absurdas, pode ser que o pequeno tenha uma boa ideia afinal. Por isso ouça as crianças. Elas também são pessoas.