Usar o protetor é muito importante para quem trabalha no sol
Se engana quem acha que o uso do protetor solar se restringe somente aos dias de praia ou piscina. Vivemos em um país onde o calor predomina em quase todos os períodos do ano e usar o protetor solar significa se proteger dos danos que o sol pode causar à pele. Para quem trabalha debaixo do sol precisa usar o protetor com mais frequência ainda.
Um dos maiores vilões nessa batalha contra os malefícios do sol é sem dúvida o câncer de pele, ele é responsável por 25% dos casos de câncer entre a população brasileira, e os casos só estão aumentando. Segundo o INCA (Instituto Nacional Contra o Câncer) em 2013 foram registrados 1.769 casos de câncer que levaram o paciente à óbito, sendo 1.000 homens e 769 mulheres.
O câncer de pele atinge geralmente pessoas com mais de 40 anos e de pele clara, sendo raros em crianças e negros, a menos que a pessoa tenha um histórico de doenças cutâneas. Se descoberto logo no início as chances de cura são de 90%.
Mas como evitar os danos à pele?
Os números sem dúvida assustam, mas para que você se sinta totalmente protegido dos danos que o câncer de pele e outros malefícios que o sol pode trazer é necessário aplicar o protetor solar. Segundo os especialistas o uso do protetor solar deve ser incentivado inclusive em dias mais frios ou durante o inverno.
“Como no inverno não sentimos calor, as pessoas acreditam que não há grande risco em se expor sem o produto”
Explica o dermatologista Marcus Maia, professor da Santa Casa de Misericórdia em São Paulo. Mas o problema existe sim. Os raios liberados pelo Sol podem ser divididos em dois grandes grupos os UVA e os UVB. Enquanto o UVB é mais frequente no verão os raios UVA incidem o ano inteiro e durante todo o dia.
“Antes das 10 e depois das 17 horas, o horário em que teoricamente seria permitido tomar sol livremente, o UVA continua sendo emitido e, como não queima, durante muito tempo achou-se que ele era inofensivo.”
Expõe o dermatologista Sérgio Schalka, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E justamente por passar desapercebido o UVA tem mais chances de causar danos à pele.
Para evitar maiores danos é necessário que você use o protetor solar sempre. Procure aplicar pelo menos duas vezes ao dia, e intensifique a troca durante os picos de insolação, entre 10 da manhã e 3 da tarde. Sempre que puder procure uma sombra, cubra a cabeça com um boné ou proteção, beba bastante água e molhe a cabeça de vez em quando. Assim você se mantém refrescado e protegido contra o sol mesmo quando está trabalhando.