Preparamos uma check-list para te ajudar na hora da reforma

A reforma, de tempos em tempos, se faz necessária, sempre chega aquela hora onde vamos precisar fazer um obra mais demorada. Obras são sinônimo de barulho, quebradeira e muita fumaça, principalmente quando moramos em apartamento. Quando estamos para começar uma reforma algumas dúvidas surgem: é necessário consultar o condomínio? Precisa de alvará? Tem que ter o projeto? Ter essas respostas na ponta da língua é muito importante para que problemas com o condomínio e até mesmo gastos maiores sejam evitados.

Dicas para reforma

O primeiro passo, segundo os advogados mobiliários, é procurar um arquiteto ou engenheiro, eles serão capazes de analisar a reforma e se a mudança pode afetar a estrutura do prédio. Depois de analisar e sugerir alternativas o profissional deve fazer o projeto da reforma e o cronograma da obra, esse documento deve ser apresentado na prefeitura da cidade para a obtenção do alvará, documento indispensável no caso de grandes reformas. Além disso o profissional deve assinar o termo de responsabilidade da obra e preencher o requerimento para a aprovação da reforma.

Dicas para reforma

Vencida a parte burocrática junto a prefeitura, o próximo passo é procurar o condomínio, depois de garantir que o que está na planta não altera em nada a estrutura do prédio o condômino poderá levantar, ou derrubar, a primeira parede. É preciso que a construção siga o regimento interno do condomínio para construção, entrada e saída de materiais, movimentação de pessoal e mais, qualquer atitude fora dos padrões exigidos pelo condomínio pode causar punições, pagamento de multas ou até mesmo paralisação da reforma.

Dicas para reforma

Para pequenas reformas, como trocar o piso, a pia ou semelhantes, não é preciso apresentar o alvará. Basta apenas avisar ao condomínio da reforma, porém se a direção do condomínio solicitar algum tipo de documentação fica por responsabilidade do condômino apresentar antes de iniciar a reforma.

Dicas para reforma

Outro problema é a mão-de-obra, infelizmente é muito comum profissionais que são negligentes com horários normas e padrões, por isso procure por profissionais de sua confiança ou contrate uma empreiteira. E não se esqueça de que quando a reforma estiver pronta solicitar ao arquiteto ou engenheiro uma vistoria e a emissão de uma nota para certificação da obra.

Agora que já sabe um pouco mais sobre a burocracia que envolve uma reforma em apartamentos ou prédios pode começar sua reforma o quanto antes.