Luvas de proteção individual

luvas de proteção individual

As luvas são mais um dos EPI’s que são exigidos pelas normas trabalhistas. Servem para proteger as mãos dos trabalhadores de acidentes dos tipos físicos, mecânicos, químicos e biológicos, variando o nível de proteção de acordo com o material que é fabricado.

Esses objetos são extremamente variados, pois podem ter utilizações, formatos, materiais, acabamentos entre outros fatores projetados para usos específicos na hora do trabalho. De modo geral, todas as luvas são projetadas para serem objetos flexíveis, confortáveis e com sensibilidade tátil.

Veja algumas das variações que essas luvas de proteção podem ter e fique por dentro da utilização adequada de cada uma delas:

Uso

Pode-se dividir entre descartáveis e reutilizáveis, onde ambas proporcionam higiene e segurança ao produto e usuário. Nas reutilizáveis é preciso limpeza periódica adequada.

Formato

Seu formato varia entre o anatômico, onde o polegar das luvas é diferenciado de acordo com o lado, proporcionando maior conforto ou ambidestra, que permite a utilização em qualquer uma das mãos já que não possui diferenciação, oferecendo uma variedade maior.

Acabamento

Os acabamentos internos podem ser feitos com diversos materiais;

1. Talcado: Comum nas peças descartáveis, esse tipo facilita a utilização de luvas de baixa espessura.
2. Clorinado: Este tratamento interno exclui a utilização de pó ou talco pois já facilita sua utilização de forma confortável.
3. Flocado: Fazendo utilização de flocos de algodão, esse modelo proporciona a absorção de suor.
4. Envernizado: O processo de envernização garante um forro liso à luva, tornando mais fácil de ser higienizada e ainda faz com que a mão do indivíduo não entre em contato direto com o material, tornando-a hipoalergênica.

Estrutura e revestimento

As composições de fibras naturais ou sintéticas podem possuir diversas estruturas, sejam elas tricotadas ou costuradas. Podem ter seu revestimento feito de modo dorso ventilado (apenas na palma e ponta dos dedos), parcialmente coberto (palma, ponta dos dedos e metade do dorso) ou recoberta (totalmente coberta, oferecendo proteção química e mecânica ao usuário).

Composição

Sua composição é a parte fundamental da produção desta luva, pois a partir do material escolhido definem-se as principais características, funções e ainda podem ser produzidas com diferentes utilizações (descartáveis ou reutilizáveis).

1. Látex: Boa proteção mecânica, flexibilidade, resistência, porém não muito recomendada para manuseio de derivados do petróleo, óleos, gorduras animal e vegetal e graxas.
2. Nitrílica: Proteção química, elasticidade, destreza e função hipoalergênica são algumas de suas vantagens. É recomendada para ser usada nos setores de beleza e cosméticos, processamento alimentício, limpeza leve, manuseio de cartas e dinheiro entre outros.
3. PVC: Possui excelente resistência a abrasão, e em luvas de segurança, resistência química. É uma das matérias-primas com o menor custo, porém, sua flexibilidade é moderada.
4. Neoprene: Hipoalergênica, elástica, ótima resistência química e biológica, resistência a temperaturas baixas e elevadas, proteção mecânica contra corte, abrasão, perfuração. É um material excelente e muito recomendado.
5. Vinil: Oferece barreiras química e biológica, resistência a abrasão, impede que alimentos e outros materiais grudem nas luvas. Por não conter látex em sua formação torna-se hipoalergênico, porém possui elasticidade moderada.
6. Poliuretano: Geralmente utilizado no revestimento de luvas com suporte têxtil, oferece ótima sensibilidade tátil e proporciona resistências mecânica, à abrasão, e a óleos, graxas e outros solventes, contudo, sua resistência ao calor é baixa.
7. Polietileno: É um material de baixo custo, flexível, atóxico, inodoro, e impermeável. Tem boa sensibilidade tátil, ótima resistência química e possui resistência a umidade e gorduras, entretanto, sua resistência mecânica é baixa.

Resumindo: as luvas de proteção individual são luvas específicas, estreitamente desenvolvidas para a realização de atividades profissionais tendo como objetivo a proteção do usuário e auxiliá-lo para obter a melhor performance. Confira no site da Rodec Amado as luvas de segurança disponíveis para a proteção de seus empregados.


Fechar