Quais os equipamentos certos para alturas?
Sabemos que a segurança dos profissionais é de extrema importância para que o trabalho possa fluir de uma maneira mais rápida, segura e muito mais fácil. Para cada função há um equipamento certo, e os trabalhos nas alturas são os que mais precisam do uso desses equipamentos.
Trabalho em altura é considerada toda e qualquer atividade que seja realizada acima de dois metros do chão, seja elevação ou em escadas, andaimes, plataformas etc. É muito importante garantir a segurança dos profissionais durante o trabalho.
A queda de objetos, por exemplo, é uma das causas que mais mata no Brasil em canteiros de obra. Para o trabalhador esses equipamentos são a melhor opção para impedir acidentes.
Mas essa segurança só é possível com o uso correto dos equipamentos e treinamento adequado dos trabalhadores que irão usar os EPIs para trabalhos em alturas. Nesse artigo vamos especificar quais são os mais comuns e como eles devem ser usados, lembrando que o uso dos EPIs para alturas podem mudar de acordo com o trabalho.
Medidas de segurança
Antes de listar os equipamentos necessários para segurança dos funcionários é preciso algumas observações antes de se iniciar o serviço.
O sistema de segurança de queda deve antes de tudo garantir ao trabalhador:
- Que a altura da queda seja mínima;
- Que a força de retenção não cause lesões;
- Uma vez retida a queda o trabalhador deve estar em um lugar que seja de fácil resgate.
Feito isso é preciso observar mais três aspectos:
Um sistema de quedas deve ter:
- Um cinturão tipo paraquedista;
- Um elo entre o cinturão e o ponto de ancoragem;
- Ponto de ancoragem firme.
Por fim o trabalhador deve usar os seguintes equipamentos de segurança:
- Cinturão paraquedista;
- Cinturão abdominal;
- Talabarte de segurança anti queda;
- Talabarte de posicionamento;
- Trava queda para uso em linha flexível;
- Trava-queda para uso em linha rígida;
- Trava-queda retrátil;
- Absorvedor de energia;
- Conector.
Esses equipamentos podem mudar de acordo com a necessidade e do trabalho a ser feito, observando os acessos e como podem ser usados. Isso deve ser feito pelo profissional de segurança do trabalho, que irá observar as possibilidades e assim criar um sistema de segurança para trabalhos feitos em grandes alturas.