Protetor para trabalhos ao ar livre: utilize antes que seja tarde
Para utilizar o protetor para trabalhos ao ar livre é fundamental ressaltar que a eficácia do protetor solar está relacionada a seu uso correto, tanto no que se refere à quantidade como frequência.
Primeiramente, o protetor para trabalhos ao ar livre deve ser aplicado 20min antes da exposição ao sol e sobre a pele limpa e seca. Dê preferência àqueles com elevado FPS, mínimo FPS 30, com proteção balanceada, ou seja, UVB e UVA.
O protetor para trabalhos ao ar livre deve ser aplicado nas áreas da pele expostas à radiação solar, como rosto, pescoço, colo, ombros e braços. A quantidade de produto recomendada para cada uma dessas áreas é de uma colher de chá. Quando utilizados incorretamente, pode-se ter a falsa sensação de proteção, o que certamente não conferirá o nível de proteção adequado.
É necessária a reaplicação para manter a sua eficácia. O tempo ideal para repassar o produto é em torno de duas horas, principalmente se houver sudorese intensa.
Embora ele seja a maneira mais eficaz de proteção contra o sol, nenhum protetor solar protege 100%.
Então você pode usar recursos extras que vão propiciar um grau maior de proteção, como boné, chapéu de palha, óculos, (preferencialmente com lente contra raios UV), camiseta de manga comprida e tecido leve, bermuda (ao invés de shorts) que cubra até o joelho. Por exemplo, em São Paulo, os garis adotaram o uso de mangas compridas e chapéus de legionário, que cobre a nuca e as laterais da face.
Que profissões exigem o cuidado extra com o protetor para trabalhos ao ar livre?
Não são poucas as atividades laborais que demandam longas horas de exposição ao sol. Profissionais que trabalham na agricultura, jardinagem, construções no geral, serviços de telefonia e eletricidade, profissionais de limpeza urbana, vendedores ambulantes, carteiros, dog walkers, entre outros, devem ter uma atenção especial com relação à proteção solar.
Esse cuidado é tão importante que muitas empresas têm o uso de protetor solar para trabalhos ao ar livre como uma medida de segurança, ou seja, como um equipamento de proteção individual (EPI). A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tornou obrigatório o uso de protetor solar para os carteiros e os fornece gratuitamente.
O uso de protetor solar previne contra o câncer de pele?
Está comprovado que o uso contínuo de protetor solar para trabalhos ao ar livre ao longo da vida reduz em 50% o risco do tipo mais grave de câncer, o melanoma.
No Brasil, o câncer de pele é o que tem maior incidência, com uma estimativa de 176 mil novos casos por ano. Sendo que a grande maioria poderia ser evitada com medidas de prevenção.
Podemos concluir que a falta de conscientização ainda é grande, pois os efeitos do sol não são imediatos, como acontece com os acidentes de trabalho. Cuide-se! Use protetor solar! Solicite orçamento e confira os produtos disponíveis aqui, no site da Rodec Amado.