Você utiliza o protetor solar quando trabalha ao ar livre?

protetor solar

A importância do protetor solar para trabalhos ao ar livre pode ser evidenciada principalmente por quem trabalha por longos períodos. Os efeitos da radiação solar podem ir além de queimaduras, rugas e manchas na pele.

Os profissionais que não usarem protetor para trabalhos ao ar livre correm o risco de desenvolver câncer de pele, catarata, entre outras doenças da pele e dos olhos.

Esses danos são causados pelos raios ultravioleta (UVA e UVB). No entanto, o protetor solar específico para trabalhos ao ar livre oferece alta proteção contra esses raios.

O que são raios ultravioleta (UVA e UVB)?

Os raios ultravioleta são radiações solares que chegam até a Terra através da atmosfera. Embora sejam essenciais para nossa vida, pois são responsáveis pela produção de vitamina D no nosso corpo, temos condições de suportar uma quantidade mínima desses raios, e após um tempo, eles podem se tornar nocivos.

Os raios UVA têm ondas mais longas, atingindo uma camada mais profunda da pele (derma). Estão presentes em igual intensidade no verão e no inverno, mesmo em dias de chuva ou nublado. São responsáveis pelo efeito bronzeado, que aparece na pele de forma mais demorada.

Já os raios UVB possuem ondas mais curtas e atingem a camada superficial da pele (epiderme). No verão, são mais intensos, principalmente no período das 10:00h às 16:00h. São esses raios que causam o efeito avermelhado na pele, que é mais imediato.

O Brasil é um país com altíssima taxa de radiação solar. Devido à sua posição geográfica e vasta extensão em região equatorial, os índices brasileiros de radiação ultravioleta mantêm-se elevados em todo o país na maioria dos dias do ano.

Portanto, independente da região onde você vive ou da época do ano, o uso de protetor solar para trabalhos ao ar livre é importantíssimo. Confira protetor solar específico para trabalhos ao ar livre aqui. Solicite orçamento com a Rodec Amado.